Bovespa abre em baixa em dia de vencimento de opções

Às 11h40 (horário de Brasília), o índice Bovespa (Ibovespa) recuava 0,47%, aos 71.495,54 pontos

Olívia Bulla, da Agência Estado,

18 de outubro de 2010 | 11h11

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) iniciou o pregão de hoje com uma dinâmica própria, seja por causa da mudança no horário de negociação ou por conta do vencimento de opções sobre ações. Enquanto a alteração do horário da sessão, para que ela acompanhe os mercados internacionais, traga pouco efeito prático, a disputa no mercado de opções tende a intensificar a volatilidade dos negócios. Às 11h40 (horário de Brasília), o índice Bovespa (Ibovespa) recuava 0,47%, aos 71.495,54 pontos.

Enquanto o exterior começa a semana mostrando sinais de cansaço, após alta recente dos ativos, no Brasil a disputa pelo Palácio do Planalto segue a todo vapor. O debate entre os presidenciáveis ocorrido ontem na TV não apontou nenhum vencedor, já que o tom agressivo diminuiu. Além disso, a pesquisa Datafolha frustrou as apostas de redução na vantagem de Dilma Rousseff (PT) sobre José Serra (PSDB), ao apresentar um cenário de estabilidade. Para analistas, isso pode abrir espaço hoje para uma realização de lucros nas ações de empresas estatais, sobretudo do setor de energia elétrica.

Enquanto durar o exercício de opções sobre ações, a disputa para trazer os preços no mercado à vista para patamares compatíveis com os preços do vencimento amplia a chance de oscilação do mercado acionário local, que pode, inclusive, descolar-se do desempenho no exterior. A opção é um contrato que confere ao portador o direito de compra ou venda de um ativo a um preço predeterminado. O vencimento de opções é a data de validade desses contratos. A partir do dia seguinte, o detentor da opção não pode mais exercê-la. Por isso, no dia de vencimento das opções e nos dias imediatamente anteriores, o movimento da Bolsa pode sofrer distorções, com os investidores atuando de forma tal que os preços das ações se aproximem daqueles valores que mais os favorecem quando a opção for exercida.

No exterior, a agenda econômica dos EUA divide as atenções com a temporada de balanços que trouxe, entre outros destaques, os números financeiros do Citigroup. Em meio às preocupações com o sistema financeiro norte-americano e a execução de hipotecas, o Citi anunciou lucro de US$ 2,2 bilhões no trimestre passado (US$ 0,07 por ação).

Com o início do horário de verão neste fim de semana em dez Estados, o pregão regular da Bovespa passa a ser das 11 horas às 18 horas. Já o after market opera das 18h30 às 19h30. A Bolsa de Nova York passa a operar das 11h30 às 18 horas (horário de Brasília).

Tudo o que sabemos sobre:
açõesBovespaopçõesvencimento

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.