Bovespa abre em queda, à espera de reunião na Europa

À espera da cúpula dos líderes da UE, amanhã, a previsão é de que o  dia da bolsa seja de estabilidade hoje

Fabrício de Castro, da Agência Estado,

25 de outubro de 2011 | 11h09

Com uma alta acumulada de 8,73% em outubro, até a sessão de ontem, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) tem pouco espaço hoje para continuar avançando, ao menos até amanhã, quando ocorre a reunião de cúpula dos líderes da União Europeia (UE). A expectativa é de que os europeus anunciem um amplo pacote de resgate de bancos e países em dificuldades. Às 11h07, o índice Bovespa (Ibovespa)caía 0,75%, aos 56.463 pontos.

"O dia deve ser de mais estabilidade para a Bolsa brasileira, com o mercado de olho na reunião de amanhã. Como parte das medidas (a serem anunciadas na Europa) já foi precificada (pelo mercado de ações), pode ocorrer uma realização hoje", afirmou Felipe Casotti, gestor de renda variável da Máxima.

Segundo ele, se as notícias da Europa amanhã não forem o que o mercado espera, podem ocorrer realizações ainda maiores. Por outro lado, como a Bovespa já subiu muito em outubro, é difícil que notícias positivas deem um fôlego ainda maior para as ações.

"Pelo que vejo, pode ser que a Bolsa caia um pouco ou fique de lado (estável) hoje, porque houve alguns setores que subiram muito, como varejo e financeiro", acrescentou um operador de renda fixa ouvido nesta manhã pela reportagem. A Vale, que divulga balanço amanhã, após o fim do pregão, pode abrir espaço para ajustes de posições hoje.

Tudo o que sabemos sobre:
BovespaaberturaEuropa

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.