Bovespa cai após reação do mercado externo aos dados fracos nos EUA

EUA criaram 142 mil vagas de emprego em agosto, o menor resultado do ano

ANA LUÍSA WESTPHALEN, O Estado de S. Paulo

05 de setembro de 2014 | 11h29

A decepção com o relatório de emprego dos Estados Unidos (payroll) de agosto, que mostrou mais cedo o pior número de geração de empregos no ano, conduz as perdas nas bolsas de Nova York, que abriram mais cedo. Conforme o indicador, o mais aguardado da semana, a economia norte-americana criou 142 mil empregos no mês passado, muito abaixo da previsão de 225 mil vagas. A taxa de desemprego, por sua vez, caiu de 6,2% para 6,1% no período, como esperado. O índice Dow Jones recuava 0,12%, o S&P 500 caía 0,07% e o Nasdaq tinha desvalorização de 0,03%. O dado fraco derrubou o dólar e os juros dos Treasuries.

A pressão vinda de Wall Street reduz a força da Bovespa, que oscilou entre altas e baixas pela manhã desde a abertura, sempre rondado a estabilidade. às 11h52, o índice caia 0,51%, aos 60.642 pontos. O giro financeiro é fraco por enquanto e não chega a R$ 1 bilhão. Enquanto as ações da Petrobrás avançam 2,17% as ON e 1,89% as PN, os papéis da Vale recuam 1,19% (ON) e 1,30% (PNA), penalizadas pela contínua desvalorização do minério de ferro no mercado internacional.

Os destaques de alta do Ibovespa são liderados pelas ações preferenciais da Oi, com ganhos de 2,61%, antes da reunião de acionistas da Portugal Telecom que decidirá sobre a fusão das duas empresas, marcada para a próxima segunda-feira, 8. Na assembleia geral de acionistas serão deliberados os termos da revisão do acordo a fusão, incluindo previsão de redução da fatia da PT na CorpCo, empresa resultante da fusão com a Oi, que cairá de cerca de 37% para 25,6%, após o calote em investimento de 897 milhões de euros feitos pela tele portuguesa na Rioforte, holding do Grupo Espírito Santo. 

A tele portuguesa terá a opção de retomar a fatia com a compra de ações que serão entregues à Oi pelo período de seis anos. Ontem a PT comunicou que a Telemar Norte Leste, acionista que faz parte do bloco de controle da Oi, não poderá exercer direito de voto na assembleia.

Tudo o que sabemos sobre:
BovespaNY

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.