Bovespa opera em alta no último pregão do ano

Depois de ser a vilã do mercado acionário brasileiro durante o ano, Petrobrás corre atrás do prejuízo e sobe há seis pregões consecutivos 

Sueli Campo, da Agência Estado,

30 de dezembro de 2010 | 11h12

O movimento de ajuste de carteiras vai orientar o último pregão do ano na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). O dia também deve ser marcado pela adaptação das carteiras de investimentos à terceira e última prévia da carteira teórica do índice Bovespa (Ibovespa), que passará a vigorar entre janeiro e abril de 2011. Às 14h58 (horário de Brasília), o Ibovespa avançava 0,34%, aos 69.184 pontos.

A nova carteira do Ibovespa, divulgada hoje, confirmou o ingresso das ações da Hypermarcas ON (peso de 0,970%) e a manutenção da Vale como papel líder do índice, com um total de 13,438%. Vale PNA passa a ter peso de 10,754% e Vale ON terá participação de 2,684%. Entre os papéis com maior peso no Ibovespa, destaque para OGX Petróleo, com a terceira maior fatia (4,816%). Nenhum papel foi excluído e o indicador conta agora com 69 ações.

O fluxo financeiro hoje tende a crescer um pouco à tarde por conta justamente desse movimento de ajuste de carteiras ao novo peso das ações do índice. Além disso, o giro deve ser inflado pela operação de compra e venda de 192.572.583 ações ordinárias da Itaúsa, representando 4,4% do capital total da companhia, que será realizada hoje, das 17h30 às 18 horas, na BM&FBovespa. O preço por ação será de 14,48 reais, o que totaliza R$ 2,788 bilhões. A Petros deverá ser a compradora dos papéis, correspondentes à participação do Grupo Camargo Corrêa na Itaúsa. "Mas ninguém vai fazer nada de novo. Hoje é dia só de cumprir tabela", afirmou um operador.

Depois de ser a vilã do mercado acionário brasileiro durante o ano, Petrobrás corre atrás do prejuízo e sobe há seis pregões consecutivos, ostentando valorização de mais de 5% no período, o que conduziu a Bolsa novamente para o lado positivo (0,53%) em 2010. Operadores têm notado compras de investidores estrangeiros. Nesse sentido, será importante monitorar hoje a divulgação do fluxo de capital externo na Bovespa referente ao dia 28, terça-feira, quando as ações da estatal subiram mais de 2%.

Às 11h30 (horário de Brasília), saíram nos Estados Unidos os dados semanais de pedidos de auxílio-desemprego. Às 12h45, foi divulgado o índice dos gerentes de compra ISM sobre atividade na área regional de Chicago. Às 13 horas, saíram as vendas pendentes de moradia e os estoques de petróleo bruto e derivados na semana até 24 de dezembro.

(Texto atualizado às 14h59)

Tudo o que sabemos sobre:
açõesBovespaPetrobrás

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.