Bovespa oscila em dia de vencimento de contratos futuros

Às 10h18 (horário de Brasília), o Ibovespa registrava queda de 0,11%, aos 67.510,24 pontos

Olívia Bulla, da Agência Estado,

18 de agosto de 2010 | 10h01

A indefinição dos mercados no exterior tende a elevar a volatilidade na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) hoje, em dia de vencimento dos contratos futuros do índice Bovespa (Ibovespa). Os investidores vão defender suas posições nos contratos até o fechamento do pregão, sendo que nenhum outro evento de peso está programado para o dia. Às 10h18 (horário de Brasília), o Ibovespa registrava queda de 0,11%, aos 67.510,24 pontos.

Hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne-se, às 15 horas, com o presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli. Há expectativa de que no encontro sejam discutidos os pilares para o processo de capitalização da companhia. Amanhã, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) deve receber o trabalho da certificadora contratada para definir o valor do barril de petróleo que será usado como referência na cessão onerosa de 5 bilhões de barris que a União fará à Petrobras, cumprindo uma das etapas do processo.

Outra notícia aguardada é a da possível venda de ativos das empresas de Eike Batista. O jornal chinês 21st Century Business Herald informou hoje que as companhias petroleiras chinesas China Petrochemical (Sinopec) e a China National Offshore Oil Corp (Cnooc) mantêm negociações separadas com a OGX Petróleo e Gás para adquirir uma participação de 20% no campo de petróleo offshore (no mar) na Bacia de Campos.

No início do mês, o empresário disse que poderia vender até 30% de suas descobertas offshore na bacia. Ele admitiu ainda conversas com vistas à venda de ativos da MMX e da LLX. No exterior, a recuperação ensaiada ontem perdeu força. Hoje, as principais praças financeiras têm sinais mistos, diante da ausência de um indicador que oriente os negócios.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.