Bovespa segue exterior e opera em baixa

Por volta das 11h05, Ibovespa desvalorizava 1,84%, aos 47.330,63 pontos; ações da Petrobras tinham queda superior a 2%

Luciana Antonello Xavier, da Agência Estado,

13 de fevereiro de 2014 | 10h45

Em linha com as bolsas internacionais, o Ibovespa começa o dia registrando perdas e abaixo dos 48 mil pontos. Pesam preocupações e receios dos investidores com a economia doméstica, reforçadas nesta quinta-feira, 13, pelos números fracos das vendas no varejo, enquanto no exterior o movimento é de realização após altas recentes. O mercado também acompanha a apresentação do diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton, do Boletim Regional do Banco Central, em Curitiba. A entrevista dada à revista Exame pelo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, também pesa nos negócios. Além disso, são aguardados indicadores dos Estados Unidos que começam a ser divulgados no final da manhã.

Por volta das 11h05, o Ibovespa desvalorizava 1,84%, aos 47.330,63 pontos. As ações da Petrobras operavam em queda superior a 2%.  Tombini disse, em entrevista à Exame, que o BC vai ajustar os instrumentos que possui para trazer inflação para baixo e que o objetivo do BC é sempre de inflação de 4,5%. Já Hamilton disse nesta quinta-feira, 13, que a continuidade do ciclo de ajuste depende das condições monetárias e que, embora as projeções de inflação em 12 meses estejam elevadas, com tendência de recuo. Ele também avaliou como "modesto" o recuo das vendas no varejo divulgados hoje.

As vendas no varejo caíram 0,2% em dezembro ante novembro de 2013, após nove meses de alta consecutiva. No ano, houve alta de 4,3%, mas ainda assim o pior resultado desde 2003, quando houve queda de 3,7%. Para o economista-chefe do banco ABC Brasil, Luis Otávio Leal, o resultado do varejo ampliado "vai causar uma revisão razoável no Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) e, consequentemente, afetar a expectativa do PIB do quarto trimestre", disse em entrevista à jornalista Maria Regina Silva. )

Tudo o que sabemos sobre:
Bovespaexterior

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.