Bovespa segue melhora externa em dia de feriado nos EUA

A Bovespa acompanha o bom humor externo e opera em alta no pregão desta segunda-feira, 26, em linha com as praças acionárias europeias. O movimento de recuperação é conduzido pelas blue chips Vale e Petrobras, que ajudam o Ibovespa a avançar 0,31%, aos 52.790,98 pontos, às 10h31. Mas operadores ressaltam que a liquidez é reduzida, sem o referencial de Wall Street, já que o mercado norte-americano não opera em função do Memorial Day. A Bolsa de Londres também está fechada por conta de um feriado.

ANA LUÍSA WESTPHALEN, Agencia Estado

26 de maio de 2014 | 11h05

Na Bolsa doméstica, a Vale é beneficiada pela alta de 1,1% no preços do minério de ferro no mercado spot chinês, a US$ 98,6 a tonelada. Além disso, o governo da China vem dando sinais de que pode adotar novas medidas de estímulo fiscal e mesmo monetário, para suavizar a desaceleração da economia. Há pouco, as ações ON e PNA da mineradora registravam ganhos de 0,75% e de 0,41%, nesta ordem. O ranking de altas do Ibovespa era liderado por CSN ON, que subia 2,65%. Na sexta-feira, a companhia informou ao mercado que fará um programa de recompra de ações.

Na Europa, a Bolsa de Frankfurt subia 1,10% e Paris avançava 0,53%. A melhora do humor está relacionada ao noticiário político, diante dos desdobramentos das eleições para o Parlamento Europeu e na Ucrânia no fim de semana. Apesar do avanço de partidos de extrema direita, anti-União Europeia e contrários às medidas de austeridade ganharem força no pleito, os partidos pró-UE ainda foram maioria.

Tudo o que sabemos sobre:
BovespaUcrânia

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.