PUBLICIDADE

Bovespa tem volatilidade

Ontem o Copom manteve a taxa básica de juros em 8,75% ao ano

Por Sueli Cmapo e da Agência Estado
Atualização:

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu o dia levemente em alta, mas passou a cair logo depois e já voltou a subir. Às 10h57 (horário de Brasília), o índice Bovespa (Ibovespa) subia 0,32%, para 69.948 pontos. A abertura levemente positiva foi estimulada pela melhora das Bolsas no exterior e pela decisão de ontem do Comitê de Política Monetária (Copom), que manteve a taxa básica de juros em 8,75% ao ano.

PUBLICIDADE

 Ontem, as variáveis que normalmente impactam positivamente a Bolsa (commodities e mercado de ações internacional) subiram, mas a Bovespa fechou em baixa de 0,31%, refletindo a cautela dos investidores em relação ao Copom. Segundo o economista-chefe da Legan Asset Management, Fausto Gouveia, o receio de uma elevação na taxa básica de juro puxou ontem para baixo ações de setores como construção civil, siderurgia e bancos.

 No exterior, os indicadores divulgadas esta manhã nos Estados Unidos não deram motivos para maiores preocupações. O dado de inflação ao consumidor segue mostrando um cenário confortável para o Federal Reserve (Fed, o banco central do país) manter os juros baixos. O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) ficou estável em fevereiro em comparação a janeiro. Já os pedidos semanais de auxílio-desemprego caíram 5 mil, para 457 mil, levemente pior que o esperado, que era queda de 7 mil pedidos.

 As atenções dos investidores continuam em cima da oferta pública inicial de ações (IPO) da OSX. A empresa de serviços para indústria de petróleo deve divulgar oficialmente hoje o preço da oferta. A oferta deverá atingir R$ 3,3 bilhões, volume bem inferior à expectativa inicial, que era de até R$ 9,9 bilhões. Já a Renova Energia teve que adiar seu IPO. A companhia solicitou ontem à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a interrupção da análise do pedido de registro de IPO por até 60 dias úteis.

 

Após o fechamento de hoje do mercado, a Embraer divulga o balanço do quarto trimestre e do ano de 2009.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.