
19 de setembro de 2014 | 12h30
Os veículos terão imposto reduzido de 35% para 0%, 2%, 4%, 5% e 7% (a depender do ex-tarifário). A medida vale até 31 de dezembro de 2015. Segundo nota divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a partir da eficiência energética do veículo, o importador poderá enquadrar o produto no ex-tarifário correspondente. A medida consta de resolução publicada no Diário Oficial da União que altera a Lista Brasileira de Exceções à Tarifa Externa Comum do Mercosul (Letec).
A Camex informou ainda que a redução do Imposto de Importação para veículos híbridos "faz parte de um conjunto de medidas necessárias para a criação de um mercado e atração de investimentos para produção nacional de veículos que usem novas tecnologias de propulsão".
A avaliação do governo é de que a introdução dessa tecnologia no mercado brasileiro dará acesso ao consumidor a veículos com maior eficiência energética (menor consumo de combustível), e com reduzida emissão de poluentes. "A decisão da Camex também contribui para a qualificação de mão de obra, além de incentivar o desenvolvimento de engenharia e fornecedores locais", disse a nota.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.