Com poucos negócios, euro tem leve alta frente ao dólar

O euro teve uma leve alta frente ao dólar nesta terça-feira, em dia de pouca atividade no mercado, com a Bolsa de Nova York e o mercado de bônus fechados por causa do furacão Sandy. Esta foi a primeira vez, depois de uma nevasca em 1888, em que a Bolsa de Nova York não abriu por dois dias consecutivos devido ao mau tempo.

RENATO MARTINS, Agencia Estado

30 Outubro 2012 | 20h05

A leve alta do euro foi atribuída ao fato de o Produto Interno Bruto (PIB) da Espanha ter encolhido menos do que se previa no terceiro trimestre e à melhora do indicador de preços de imóveis residenciais nos Estados Unidos. Os informes de resultados de empresas europeias importantes, como Deutsche Bank e BP, também contribuíram para a melhora do sentimento do mercado. Mas a debilidade dos dados sobre mão de obra na Alemanha e a incerteza quanto à dimensão dos danos causados pelo furacão na Costa Leste dos EUA limitaram o avanço do euro.

Alguns investidores mostraram nervosismo com a possibilidade de os mercados em Nova York continuarem fechados na quarta-feira, último dia do mês. "Acho que eles reconhecem que as coisas precisam ser precificadas para o fim do mês. E, a não ser que alguma coisa realmente, realmente imprevista aconteça, tudo estará de volta ao normal amanhã", disse Barry Allen, presidente da canadense Marret Asset Management.

O dólar recuou diante do iene, depois de o Banco do Japão (BoJ) anunciar medidas de relaxamento monetário que ficaram aquém do que muitos participantes do mercado esperavam. O BoJ anunciou o aumento de seu programa de compras de ativos de 80 trilhões de ienes para 91 trilhões de ienes. O banco central japonês comprará mais 10 trilhões de ienes em bônus do governo do país e cerca de 1 trilhão de ienes em commercial papers, bônus corporativos, fundos negociados em Bolsa e fundos imobiliários japoneses.

No fim da tarde, em Toronto, o euro estava cotado a US$ 1,2959, de US$ 1,2904 na segunda-feira; o iene estava cotado a 79,61 por dólar, de 79,80 por dólar na véspera; frente à moeda japonesa, o euro estava cotado a 103,18 ienes, de 102,97 ienes na segunda-feira. As informações são da Dow Jones.

Mais conteúdo sobre:
eurodólariene

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.