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Correção: Carrefour adota modelo de lojas tipo Express

Por Dayanne Sousa
Atualização:

Correção: A nota enviada anteriormente continha uma incorreção no quinto parágrafo. O montante investido pelo Carrefour na primeira loja do modelo Carrefour Express aberta no bairro do Tatuapé em São Paulo foi de R$ 750 mil e não como informado. Segue a nota corrigida:O Carrefour começa a explorar no Brasil o modelo de loja de proximidade, os chamados minimercados, e espera que essas lojas sejam a maior parte das inaugurações previstas para os próximos doze meses. A informação foi dada há pouco pelo CEO do grupo no Brasil, Charles Desmartis, durante o lançamento da primeira loja brasileira no formato Carrefour Express.O grupo prevê a abertura de 20 novas unidades nos próximos doze meses no País incluindo diferentes formatos. Atualmente, o Carrefour conta com 143 lojas de sua principal bandeira, entre hipermercados e supermercados, e mais 104 na bandeira Atacadão, de atacado de autosserviço. Para Desmartis, é possível que no futuro o Carrefour Express se torne a bandeira mais representativa da companhia em número de lojas.A primeira loja de proximidade foi inaugurada na região do Tatuapé, em São Paulo, e há mais uma prevista para ser aberta no centro da capital paulista em breve. Desmartis afirma ainda que os próximos lançamentos vão se concentrar na região da grande São Paulo.Para viabilizar a operação de mercados de pequeno porte, o Carrefour disponibilizou um centro de distribuição em Osasco exclusivamente para atender a bandeira Express. O diretor do Carrefour Express no Brasil, Luis Curti, afirmou que a companhia passou mais de um ano estudando o novo formato e que foram necessários investimentos em logística para suportar a operação, que requer abastecimento frequente nas lojas, as quais possuem estoque reduzido.O Carrefour não revela o total dos investimentos na nova bandeira, mas anunciou que na primeira loja aberta no Tatuapé foram investidos R$ 750 mil. A área de vendas da loja é de aproximadamente 250 metros quadrados.O grupo varejista considera que há a possibilidade de replicar no Brasil a experiência da França e transformar o Carrefour Express numa rede de franquias. Apesar disso, Desmartis ponderou que uma expansão via franquia só ocorrerá "quando o grupo já tiver uma experiência própria em várias cidades".O lançamento da bandeira de proximidade marca um novo momento na trajetória do Carrefour no Brasil. Questionado sobre a demora da companhia para investir num formato de minimercado enquanto o concorrente Grupo Pão de Açúcar já conta com mais de uma centena de lojas do modelo, Desmartis afirmou que "até agora o grupo não tinha condições" para fazer investimentos nesse modelo no Brasil. Ele citou a gestão de Luiz Fazzio no Carrefour Brasil e considerou que houve três anos de "arrumação da casa" em que a expansão em número de lojas acabou não sendo prioridade. Agora, Desmartis acredita que a companhia está pronta para voltar a investir e que o Brasil é uma das prioridades do grupo.

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