CVM suspende registro da Agrenco e de mais duas empresas

Empresas podem solicitar a reversão da suspensão do registro, desde que apresentem os documentos que comprovem o cumprimento das obrigações periódicas e eventuais em atraso

Altamiro Silva Júnior, da Agência Estado,

11 de fevereiro de 2010 | 11h03

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) suspendeu hoje o registro de companhia estrangeira da Agrenco Limited pelo descumprimento de obrigações. A CVM informa que também foi suspenso o registro de companhia aberta da livraria e papelaria Livraria do Globo e da fabricante de espumas e colchões Trorion "por terem descumprido, por período superior a 12 meses, suas obrigações periódicas".

 

Com o cancelamento do registro pela CVM, a BM&FBovespa suspendeu a negociação dos BDRs da Agrenco e da Trorion. As ações da Livraria do Globo (Livr Globo) estão suspensas desde 26 de novembro do ano passado, "por conta de falta de departamento de atendimento aos acionistas".

 

Em comunicado, a CVM informa que as empresas podem solicitar a reversão da suspensão do registro, desde que apresentem à autarquia "os documentos que comprovem o cumprimento das obrigações periódicas e eventuais em atraso". Os controladores e administradores das empresas, porém, não estão livres de punições por "eventuais infrações" que tenham cometido até o cancelamento do registro.

 

A Agrenco atua no comércio internacional de commodities agrícolas e está em recuperação judicial desde o ano passado. A empresa abriu o capital em 2007, em meio a uma euforia no mercado de capitais. Logo em seguida, a empresa mergulhou em dívidas e enfrentou vários pedidos de falências de seus fornecedores. No dia 29 de janeiro, os credores da Agrenco

aprovaram em assembleia a liberação, para alienação, de dois armazéns da Fertilogs. Os recursos serão destinados para o pagamento de dívidas com o Banco do Brasil.

Tudo o que sabemos sobre:
CVMAgrencoTrorion

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.