Decisão do Federal Reserve leva ganhos a bolsas da Ásia

Mercados reagiram bem ao anúncio de que economia norte-americana continuará recebendo injeção de dólares por mais algum tempo

19 de setembro de 2013 | 06h21

Os mercados de ações da Ásia fecharam em alta, após a decisão do Federal Reserve dos EUA de manter sua política monetária inalterada.

Os pregões da região, principalmente no Sudeste Asiático, tem sido afetados por preocupações com uma possível retirada do estímulo do BC norte-americano à economia.

No entanto, na quarta-feira, o presidente do Fed, Ben Bernanke, disse que a política altamente acomodatícia do BC norte-americano de comprar US$ 85 bilhões por mês em bônus deve permanecer em vigor até encontrar mais evidências de uma melhora sustentável na economia.

A decisão aliviou os temores e levou a compra de ações. No entanto, os mercados da China continental, Taiwan e Coreia do Sul só devem reagir a notícia na semana que vem, visto que ficaram fechados nesta quinta-feira e não abrirão na sexta-feira devido a um feriado.

Na Austrália, o índice S&P/ASX 200 fechou em alta de 1,1%, aos 5.295,5 pontos, o maior nível de fechamento em mais de cinco anos. Durante a sessão, o índice chegou a atingir 5.300,1 pontos.

O índice Hang Seng, de Hong Kong, por sua vez, ganhou 385,06 pontos, ou 1,7%, e encerrou a sessão aos 23.502,51 pontos. A Bolsa de Hong Kong deve ficar fechada nesta sexta-feira. Já o índice PSEi, das Filipinas, ganhou 2,8%, aos 6.511,70 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
ÁSIABOLSAS

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.