Demanda para bônus do BNDES superou 2 bi de euros

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou hoje que concluiu a captação de 750 milhões de euros em títulos no mercado internacional, com vencimento em setembro de 2017. Em nota, o banco confirmou as informações de mercado na semana passada que indicavam juros de 4,243% pagos aos investidores na operação, representando prêmio de 200 pontos-base (dois pontos porcentuais) sobre os "mid swaps" (taxa média entre preço de compra e preço de venda de swaps de prazo equivalente no mercado europeu).

ALEXANDRE RODRIGUES, Agencia Estado

17 de setembro de 2010 | 13h42

A operação, a primeira do BNDES em euros, foi coordenada pelos bancos europeus BNP Paribas, Credit Suisse e Deutsche Bank e teve o Banco do Brasil como agente de distribuição. Nos últimos três anos, o BNDES realizou três captações em dólar, no valor US$ 1 bilhão cada uma.

"Trata-se da remuneração mais baixa paga pelo BNDES em todas as emissões no mercado internacional e, também, do mais baixo custo de uma emissão brasileira no mercado de euros. Os recursos vão compor o orçamento do BNDES", ressaltou a nota do banco. "A demanda foi muito superior ao valor oferecido ao mercado, de 750 milhões de euros, e mais de 175 investidores participaram do processo de formação de preço do papel (bookbuilding), que ultrapassou 2 bilhões de euros em ordens. A elevada demanda viabilizou uma grande pulverização dos títulos para compradores de diversos países, com destaque para os europeus, e com perfil de investimento de longo prazo."

Segundo o BNDES, "a emissão em euros apresentou um custo de apenas 35 pontos-base acima de uma emissão teórica do Tesouro brasileiro em sete anos, prêmio similar ao pago pelo KfW, banco de desenvolvimento da Alemanha, sobre o Tesouro alemão. O custo da operação foi atrativo se comparado ao de uma emissão teórica do BNDES no mercado de dólares americanos."

Na nota, o banco diz ainda que a operação pode servir de referência para a captação de outros emissores brasileiros no mercado de papéis na moeda europeia.

Tudo o que sabemos sobre:
bônusemissãoBNDESeuros

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.