
12 de setembro de 2014 | 09h33
No mercado de balcão, às 9h15, o dólar à vista valia R$ 2,3020 (+0,44%), ao passo que o contrato futuro da moeda norte-americano para outubro era cotado a R$ 2,3170 (+0,30%).
Conforme especialistas, a volatilidade deve prevalecer nos ativos brasileiros, em meio à expectativa pela divulgação, às 10 horas, da pesquisa CNI/Ibope. Os agentes financeiros domésticos não esperam grandes mudanças em relação aos levantamentos já divulgados nesta semana. É válido lembrar que essas últimas sondagens mostraram que a candidata Marina Silva (PSB) parou de avançar, enquanto a principal adversária, a presidente Dilma Rousseff (PT), se recuperou, ambas passando ao largo das denúncias de pagamento de propina pela Petrobras a políticos.
Já no exterior, o foco estará nas vendas no varejo dos Estados Unidos em agosto, que sai logo mais, às 9h30, e também na leitura preliminar de setembro do sentimento do consumidor norte-americano, na sequência, às 11 horas. Porém, os investidores estrangeiros já estão no aguardo da reunião do Federal Reserve, na semana que vem, o que fortelece o dólar ante as principais moedas rivais.
No cenário geopolítico, a votação do plebiscito na Escócia, no dia 18, e as novas sanções contra a Rússia mantêm os mercados financeiros mais sensíveis.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.