Dólar cai, após euforia com acordo na Europa

Expectativa, agora, é quanto às medidas pós-plano que deverão ser implementadas pela UE para garantir o controle da crise na zona do euro

Cristina Canas, da Agência Estado,

28 de outubro de 2011 | 10h38

O dólar comercial é negociado em baixa nesta manhã. Por volta das 10h35, a moeda norte-americana caía 0,18%, cotada a R$ 1,701. Passada a euforia pelo anúncio de acordo entre líderes europeus sobre as medidas contra a crise no continente, surge o consenso de que ainda faltam muitos passos para a concretização das medidas. Até agora, só está garantido o corte de 50% na dívida grega em mãos privadas. O restante ainda depende da capacidade da União Europeia angariar recursos.

"Ontem houve euforia, mas o clima de hoje está mais de acordo com a realidade tendo em vista que ainda há muito a fazer pela frente", afirma o operador de câmbio uma instituição financeira nacional ouvido pela reportagem.

No Brasil, o Banco Central anunciou que vai realizar, hoje, um leilão de swap cambial tradicional. A operação visa à rolagem dos seis vencimentos do próximo dia 1º - três de swap cambial reverso e três de swap normal - cujo resultado líquido é uma posição de swap normal equivalente a US$ 1,5 bilhão. E isso tende a ser fator de queda do dólar.

Tudo o que sabemos sobre:
dólarcâmbiocotação

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.