22 de março de 2012 | 10h11
Na China, a leitura preliminar do índice PMI Composto, medido pelo HSBC, caiu ao menor nível em quatro meses em março, a 48,1. Com isso, permaneceu abaixo do nível de 50, indicando contração da economia, pelo quinto mês consecutivo. Além disso, a abertura do dado chinês mostra deterioração nos indicadores de encomendas e de emprego, afetando perspectivas futuras e acirrando os temores quanto à economia global.
Na Europa, a maior surpresa negativa ficou com a Alemanha e a França, que registraram queda da produção da indústria em março. Os dados abalam os negócios porque essas são as maiores economias da zona do euro e eram os pequenos crescimentos que elas ainda sustentavam que estavam segurando o restante do bloco.
Diante dos dados negativos da Europa e da China, o mercado volta as esperanças para os Estados Unidos e é o primeiro indicador que foi divulgado por lá, que impede piora ainda maior nos mercados. Saíram os números de pedidos de auxílio-desemprego e houve queda, sinalizando melhora nas vagas de trabalho.
Encontrou algum erro? Entre em contato