Dow Jones recua e Nasdaq tem leve alta

 Investidores pesam notícias positivas da Europa contra decisão do FED de não adotar nova rodada de compras de títulos

Renato Martins, da Agência Estado,

20 de junho de 2012 | 18h19

O mercado norte-americano de ações fechou com os principais índices muito próximos dos níveis de quarta-feira em dia marcado pela volatilidade. Os investidores pesaram notícias positivas da Europa (a formação do novo governo da Grécia) contra a decisão do Federal Reserve de não adotar uma nova rodada de compras de títulos do Tesouro dos Estados Unidos.

O índice Dow Jones fechou em baixa de 12,94 pontos (0,10%), em 12.824,39 pontos. O Nasdaq fechou em alta de 0,69 ponto (0,02%), em 2.930,45 pontos. O S&P-500 fechou em queda de 2,29 pontos (0,17%), em 1.355,69 pontos. O NYSE Composite fechou em baixa de 8,34 pontos (0,11%), em 7.757,92 pontos.

Na Grécia, o conservador Partido Nova Democracia assegurou apoio dos socialistas e da Esquerda Democrática para a formação de um novo governo, liderado pelo primeiro-ministro Antonis Samaras. Em Londres, a ata da última reunião de política monetária do banco da Inglaterra (BoE) mostrou que a instituição esteve muito próxima de adotar medidas de estímulo à economia britânica. E a Moody''s elevou o rating da Turquia para Ba1, um degrau abaixo do grau de investimento, com perspectiva positiva.

O Fed, por sua vez, anunciou a prorrogação por seis meses da Operação Twist, pela qual a instituição vende títulos do Tesouro de prazos mais curtos e compra os de prazos mais longos, num esforço para manter baixo o custo do crédito. Mas alguns investidores esperavam mais, especialmente o anúncio de uma nova rodada de relaxamento quantitativo da política monetária (QE3) por meio de compras de bônus.

"Se você olha para o que a maioria dos economistas vinham dizendo, era improvável que viesse mais do que a Operação Twist, mas o mercado possivelmente estava à espera de algo mais dramático", observou Maury Fertig, da Relative Value Partners. Segundo ele, o mercado de ações havia subido nos últimos dias em parte por causa de expectativa de uma QE3.

As ações da Adobe Systems caíram 2,74%, depois de a empresa rebaixar sua projeção de receita para o trimestre; as da Procter & Gamble, que também rebaixou projeções, recuaram 2,93%. Em seu dia de estreia, as ações da rede de lanchonetes Burger King subiram 3,5% em relação ao preço da oferta pública inicial. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Nova Yorkbolsasfechamento

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.