Publicidade

Emissão de bônus gregos pode ter prêmio entre 20 a 25 pontos-base

A precificação dos novos títulos de 10 anos da Grécia vai ter provavelmente um prêmio de 20 a 25 pontos-base sobre os títulos existentes do país, disse Mark Dowding, chefe de rendimento fixo institucional da Europa na Deutsche Asset Management.

Por Clarissa Mangueira e da Agência Estado
Atualização:

 

Segundo ele, o prêmio seria uma "plausível" concessão para encorajar os investidores a comprar dentro da nova oferta.

 

PUBLICIDADE

Os títulos de 10 anos da Grécia existentes têm prêmio entre 350 a 360 pontos-base sobre os títulos equivalentes alemães, embora o spread de risco possa oscilar para cima e para baixo no curto prazo, dependendo das condições do mercado.

 

O spread oscilou numa faixa de 20 pontos-base na sexta-feira e esse movimento poderia afetar as avaliações. Por exemplo, se os spreads dos títulos do governo grego estiverem muito mais altos após a emissão ser anunciada, isso poderia reduzir uma grande parcela, se não o total, do valor do prêmio da nova emissão.

 

A segunda emissão de títulos sindicalizados da Grécia neste ano era esperada para esta semana, mas uma pessoa com conhecimento do assunto disse que a oferta foi adiada até a semana que vem, quando o governo anunciará seu pacote de austeridade no valor de até 2,5 bilhões de euros.

 

A Grécia vai provavelmente captar entre 2 bilhões de euros a 5 bilhões de euros na oferta de títulos de 10 anos.

 

A greve geral de 24 horas iniciada na quarta-feira tornou difícil para o governo realizar a emissão de títulos nesta semana. A situação foi agravada, depois que a agência Standard & Poor afirmou que poderia rebaixar a classificação de risco da Grécia em uma ou duas notas dentro de um mês. O rebaixamento poderia colocar o rating de longo prazo do país para perto do nível junk.

 

Com déficits públicos altos e uma conta de orçamento dúbia, a Grécia deve testar em breve o sentimento do mercado de títulos a fim de cobrir suas necessidades de financiamento.

Publicidade

 

A nova emissão de títulos da Grécia poderia ocorrer já na próxima semana, e observadores do mercado vão monitorá-la de perto para ver se o país consegue refinanciar rapidamente, com novos empréstimos, suas dívidas que estão para vencer.

 

A Grécia precisará tomar emprestado 20 bilhões de euros para refinanciar dívidas que vão vencer em abril e maio, além dos 54 bilhões de euros em dívidas que o país precisa emitir este ano. As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.