Euro atinge mínima recorde diante do franco

Às 11h30 (de Brasília), o euro operava a 1,4308 franco, depois de ter chegado a 1,4294 franco

Danielle Chaves, da Agência Estado,

23 de março de 2010 | 12h00

O franco suíço operou em seu nível mais forte já registrado diante do euro, que recuou abaixo de 1,43 franco. Não houve reação imediata do Banco Nacional da Suíça (SNB, na sigla em inglês). O SNB se opõe a uma excessiva força do franco, posição que reiterou fortemente hoje.

 

No entanto, a tendência de longo prazo da moeda se acelerou recentemente, depois que o membro do conselho do SNB, Jena-Pierre Danthine, afirmou no que as pessoas físicas e as empresas devem se preparar para movimentos mais guiados pelo mercado. O enfraquecimento do euro em termos gerais, diante de outras moedas, também influenciou o avanço do franco sobre a moeda europeia.

 

Até agora, o colapso do euro diante do franco não teve resistência do SNB, mesmo depois de o presidente do banco central, Philipp Hildebrand, dizer que tem instrumentos para conter a alta da moeda da Suíça e evitar pressões deflacionárias, que sobem à medida que um franco mais forte torna as importações mais baratas.

 

Às 11h30 (de Brasília), o euro operava a 1,4308 franco, depois de ter chegado a 1,4294 franco. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
eurofrancolibra

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.