Publicidade

Euro avança com otimismo na Ásia e sem notícias da Grécia

 Expectativa de que recuperação global esteja seguindo em frente ampara movimento

Por Danielle Chaves e da Agência Estado
Atualização:

Uma pequena onda de otimismo global, gerada por indicadores positivos no Japão e na Austrália e pela alta das bolsas asiáticas, impulsiona o euro na Europa. A falta de notícias da Grécia também pode fornecer algum alívio para os mercados globais.

PUBLICIDADE

 O sentimento do mercado está sendo movido pela esperança de que a recuperação global esteja seguindo em frente. O Japão informou que a produção industrial cresceu 2,5% em janeiro em relação a dezembro, acima da previsão de 1,1%. Na Austrália, o crédito para o setor privado subiu 0,4% em janeiro ante dezembro e 1,3% ante janeiro de 2009.

 Com relação à Grécia, "a falta de notícias boas é uma boa notícia para o euro", segundo Mitsuru Sahara, operador sênior do Bank of Tokyo-Mitsubishi UFJ. "Os investidores tiram vantagem desse dia para ajustar suas posições em moedas", afirmou.

 

Os investidores esperam que, enquanto a Grécia se prepara para lançar bônus de 10 anos na próxima semana, o governo comece a revelar detalhes de seu programa de austeridade para ajudar a elevar o apetite do mercado por papéis do país. No entanto, os ganhos do euro podem ter vida curta se a Grécia fracassar em dar mais detalhes sobre o programa.

 Além disso, o humor do mercado pode mudar depois da divulgação do índice dos gerentes de compra de Chicago, nos EUA. Os analistas esperam queda para 60,5, de 61,5, o que pode gerar uma corrida para ativos mais seguros. Uma reunião do G-20 na Coreia do Sul neste fim de semana também pode ser um pretexto para a venda da moeda europeia. Embora o grupo não deva fazer um comunicado formal, os ministros provavelmente vão comentar os problemas de dívida da Grécia.

 Às 8h50 (de Brasília), o euro subia para US$ 1,3592, de US$ 1,3496 no fim da tarde de ontem, e a 121,27 ienes, de 120,76 ienes ontem. Enquanto isso, o dólar recuava para 89,22 ienes, de 90,18 ienes. As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.