Euro recua frente ao dólar com tensão na Europa

O euro caiu frente ao dólar, depois de quatro dias consecutivos de altas, em reação a sinais de tensões entre a União Europeia e a Grécia sobre a implementação das medidas de austeridade exigidas como condição para o país receber ajuda financeira.

RENATO MARTINS, Agencia Estado

24 de agosto de 2012 | 19h42

Ao fim de uma reunião com o primeiro-ministro grego, Antonis Samaras, em Berlim, a chanceler alemã, Angela Merkel, disse querer que a Grécia permaneça na zona do euro, mas não deu uma resposta clara aos apelos da Grécia por mais tempo para implementar reformas econômicas e pagar suas dívidas com a União Europeia. Samaras, por sua vez, reclamou de pressões que estaria sofrendo por parte de políticos alemães.

Participantes do mercado interpretaram o noticiário sobre a reunião como presságio de negociações mais voláteis nas próximas semanas entre a Alemanha e os países da periferia da zona do euro. Isso poderá fazer o euro oscilar mais, depois de um período de férias de verão na Europa no qual a moeda comum operou em uma faixa relativamente estreita.

"Veremos o mercado reagir mais fortemente ao noticiário nas próximas semanas, porque estamos nos aproximando de momentos de decisão mais importantes na zona do euro", lembrou o estrategista Shahab Jalinoos, do UBS. Depois de importantes pronunciamentos do presidente do Federal Reserve norte-americano, Ben Bernanke, da diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, e do presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mauro Draghi, no fim desta semana, o mês de setembro incluirá a revisão do cumprimento das medidas de austeridade da Grécia por representantes da UE, do BCE e do FMI, e a decisão do tribunal Constitucional da Alemanha sobre a legalidade do fundo permanente de assistência financeira da zona do euro, o Mecanismo Europeu de Estabilidade (ESM).

No fim da tarde em Nova York, o euro estava cotado a US$ 1,2512, de US$ 1,2564 ontem; frente ao iene, o euro estava cotado a 98,45 ienes, de 98,63 ienes ontem. O iene estava cotado a 78,70 por dólar, de 78,50 por dólar ontem; o franco suíço estava cotado a 0,9598 por dólar, de 0,9559 por dólar ontem. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
câmbioeurodólar

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.