Publicidade

Europa mostra otimismo em manhã sem notícias da Grécia

Bolsas europeias avançam e euro também tem valorização

Por Economia & Negócios
Atualização:

Uma pequena onda de otimismo global, gerada por indicadores positivos no Japão e na Austrália e pela alta das bolsas asiáticas, impulsiona o euro na Europa, assim como os principais índices acionários. A falta de notícias da Grécia também pode fornecer algum alívio para os mercados globais.

 

PUBLICIDADE

Há pouco, o DAX, de Frankfurt, apontava ganho de 0,71%, aos 5.572 pontos. Em Londres, o FTSE-100 apontava alta de 0,73%, para 5.316 pontos e o CAC 40, de Paris ganhava 0,84%, para 3.671 pontos.

 

Às 8h50 (de Brasília), o euro subia para US$ 1,3592, de US$ 1,3496 no fim da tarde de ontem, e a 121,27 ienes, de 120,76 ienes ontem. Enquanto isso, o dólar recuava para 89,22 ienes, de 90,18 ienes. As informações são da Dow Jones.

 

O sentimento do mercado está sendo movido pela esperança de que a recuperação global esteja seguindo em frente. O Japão informou que a produção industrial cresceu 2,5% em janeiro em relação a dezembro, acima da previsão de 1,1%. Na Austrália, o crédito para o setor privado subiu 0,4% em janeiro ante dezembro e 1,3% ante janeiro de 2009.

 

Com relação à Grécia, "a falta de notícias boas é uma boa notícia para o euro", segundo Mitsuru Sahara, operador sênior do Bank of Tokyo-Mitsubishi UFJ. "Os investidores tiram vantagem desse dia para ajustar suas posições em moedas", afirmou.

 

Os investidores esperam que, enquanto a Grécia se prepara para lançar bônus de 10 anos na próxima semana, o governo comece a revelar detalhes de seu programa de austeridade para ajudar a elevar o apetite do mercado por papéis do país. No entanto, os ganhos do euro podem ter vida curta se a Grécia fracassar em dar mais detalhes sobre o programa.

 

Além disso, o humor do mercado pode mudar depois da divulgação do índice dos gerentes de compra de Chicago, nos EUA. Os analistas esperam queda para 60,5, de 61,5, o que pode gerar uma corrida para ativos mais seguros.

Publicidade

 

Uma reunião do G-20 na Coreia do Sul neste fim de semana também pode ser um pretexto para a venda da moeda europeia. Embora o grupo não deva fazer um comunicado formal, os ministros provavelmente vão comentar os problemas de dívida da Grécia.

 

(Com Danielle Chaves, da Agência Estado)

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.