Fipe revisa projeção de IPC de março para 0,48%

O coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Rafael Costa Lima, informou nesta quarta-feira, 12, ter revisado de 0,45% para 0,48% sua previsão para o indicador no fechamento de março. A alteração foi feita na esteira da divulgação do IPC da primeira quadrissemana do mês, de 0,57%, acima da taxa de 0,53% esperada pela Fipe. "A mudança tem a ver basicamente com Alimentação, que surpreendeu", resumiu.

DENISE ABARCA, Agencia Estado

12 de março de 2014 | 12h42

Os preços do grupo Alimentação avançaram 0,83%, bem acima da variação prevista pelo coordenador, de 0,69% para esta primeira quadrissemana. "Os in natura estão com tudo e devem ser a tônica da inflação para março, com reflexos para abril", explicou. Os produtos in natura aceleraram o avanço de 7,21% no fechamento de fevereiro para 8,93% na primeira leitura de março.

Para 2014, Costa Lima manteve a projeção de IPC em 5,00%, mas não descartou revisões mais à frente. Segundo ele, "há preocupações delicadas" no horizonte, como possíveis reajustes em preços administrados, como combustíveis e energia elétrica. "Vamos aguardar", comentou.

Tudo o que sabemos sobre:
fipemarçoIPCrevisão

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.