Grécia: PIB é revisto e país sai da recessão após 6 anos

A economia da Grécia cresceu em um ritmo moderadamente mais acelerado do que o previsto anteriormente no terceiro trimestre e saiu de uma série de seis anos em recessão, informou o país nesta sexta-feira.

Estadão Conteúdo

28 de novembro de 2014 | 11h19

Segundo os dados revisados do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre, a economia avançou 1,9% na comparação anual, ante a primeira estimativa de 1,7%. Na série com ajustes sazonais, o PIB cresceu 0,7% em relação aos três meses anteriores e permaneceu de acordo com o resultado divulgado no primeiro cálculo.

Tecnicamente, a economia do país deixou de se contrair no segundo trimestre deste ano, em que cresceu 0,4%, segundo os números revisados da comparação anual que seguem as atualizações das metodologias de contabilidade adotadas na Europa. Segundo os novos cálculos, na série sazonal a Grécia também teve crescimento de 0,4% na comparação trimestral nos três primeiros meses do ano.

Para o ano, a Grécia e seus credores internacionais esperam que a economia cresça 0,6%. Em 2015, a projeção é de 2,9%.

O PIB do país tem sofrido com uma profunda recessão que foi piorada pelas medidas de austeridade adotadas como contrapartida aos auxílios financeiros recebidos, que somaram 240 bilhões de euros (US$ 300 bilhões). Contudo, uma temporada turística recorde, com mais de 21 milhões de visitantes, ajudou a economia do país a voltar aos eixos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
GréciaPIBrevisãorecessãosaída

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.