Grécia pode realizar emissão de bônus nos próximos dias

A oferta será a segunda neste ano e a primeira desde que a União Europeia declarou apoio político para o programa grego

Clarissa Mangueira, da Agência Estado,

23 de fevereiro de 2010 | 12h45

O governo da Grécia planeja emitir títulos de 10 anos, possivelmente nos próximos dias, tendo em vista os sinais de que as condições do mercado da dívida do governo grego estão melhorando, afirmou uma pessoa próxima ao assunto.

 

A oferta, que será a segunda feita pela Grécia neste ano e a primeira desde que os líderes da União Europeia declararam seu apoio político para o programa grego de financiamento, está sendo vista como um teste de credibilidade do país com os investidores internacionais.

 

De acordo com a fonte, a emissão acontecerá muito em breve, já que "as condições do mercado de títulos da Grécia estão melhorando substancialmente".

 

A fonte afirmou, porém, que, em meio ao descontentamento geral dos sindicatos com as medidas de austeridade adotadas recentemente pelo governo grego, a emissão poderia não ocorrer antes da greve geral de 24 horas programada para esta quarta-feira pelos dois maiores sindicatos do país - a Confederação Geral dos trabalhadores da Grécia (GSEE) e a federação de funcionários (ADEDY).

 

Temendo que as manifestações desencadeiem uma onda de violência, o governo prefere esperar para realizar a emissão de títulos depois do término da greve, destacou a fonte. "A emissão de títulos não acontecerá em um dia em que podem ocorrer confrontos", acrescentou. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Grécia, bancos, emissão

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.