IBGE confirma Pnad 2014 antes da Pnad Contínua

Após anunciar que a edição de 2013 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) seria a última apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o órgão confirmou nesta quinta-feira, 18, que realizará a Pnad 2014, com publicação em 2015. A pesquisa, realizada desde 1967, seria substituída no ano que vem pela Pnad Contínua, trimestral e mais abrangente.

IDIANA TOMAZELLI E VINICIUS NEDER, Estadão Conteúdo

18 de setembro de 2014 | 19h01

A Pnad Contínua foi pivô da mais recente crise enfrentada pelo instituto. Inaugurada em janeiro de 2014, a divulgação foi suspensa em abril após parlamentares questionarem a precisão dos dados da renda domiciliar per capita. Técnicos, gerentes e coordenadores do órgão discordaram da decisão.

O IBGE voltou atrás e manteve as divulgações, mas não conseguiu impedir uma greve dos servidores, que durou 79 dias. A paralisação afetou a coleta de duas pesquisas domiciliares, entre elas a Pnad Contínua.

Apesar disso, a presidente do IBGE, Wasmália Bivar, negou ontem que a greve tenha motivado a decisão de fazer a Pnad 2014. "Este é o último ano deste governo, e nossos usuários acharam que não poderiam fazer análises de políticas públicas de forma mais completa porque teria interrupção da série no meio de um ciclo de gestão."O orçamento para a Pnad 2014 está garantido. Segundo Wasmália, a pesquisa anual só será substituída quando a Pnad Contínua estiver consolidada.

Tudo o que sabemos sobre:
PNADIBGE2014

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.