Ibovespa abre em alta com destaque para ações da Vale

Ações da mineradora estão entre as maiores valorizações da bolsa, em um movimento de recuperação das perdas registradas ontem

Fernando Travaglini, da Agência Estado,

27 de novembro de 2013 | 10h57

O Ibovespa abriu a quarta-feira, 27, em alta, com valorização consistente da Vale e com a sequência da recuperação das ações dos bancos. Ontem, o índice terminou o pregão em queda de 1,56%, aos 51.446,91 pontos, pressionado pelas ações da Petrobras, que chegaram a despencar mais de 6%, e da mineradora, que caíram mais de 3%. Nesta manhã, a Bolsa subia 0,77%, aos 51.842 pontos.

A Petrobras, apesar de ter ganho de 0,63% nas ações preferenciais, ainda está na mira dos investidores. Um mês após a estatal surpreender o mercado ao comunicar estudo para uma nova metodologia de reajuste dos combustíveis, as ações da empresa não conseguiram segurar a empolgação dos investidores e chegam às vésperas da reunião que pode definir sobre o tema, na sexta-feira, com alta acumulada 5,20% na ON e de 3,19% na PN.

Já a Vale se recupera do tombo de ontem, quando o STJ adiou a decisão sobre o lucro das subsidiárias no exterior, em processo da ordem de R$ 30 bilhões. As ações da mineradora figuram entre as maiores valorizações do Ibovespa nesta quarta-feira, recuperando parte das perdas da véspera. Há pouco o papel PNA subia 1,75% e o ON avançava 1,61%.

Os bancos, por sua vez, enfrentam hoje o primeiro dia do julgamento da correção da caderneta de poupança no STF, mas seus papéis marcam alta após fortes perdas nos últimos dias.

Tudo o que sabemos sobre:
BovespaVale

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.