Ibovespa mostra volatilidade e NY recua com balanços

Os investidores seguem também preocupados com a situação entre Ucrânia e Rússia

Luciana Antonello Xavier, da Agência Estado,

17 de abril de 2014 | 10h51

SÃO PAULO - O Ibovespa começou o pregão da véspera de feriado de Páscoa em alta moderada, tendo perdido força logo nos primeiros minutos da sessão e há pouco operava perto da estabilidade. A volatilidade pode ser atribuída a mudança de humor em Wall Street - as bolsas de Nova York abriram na contramão dos índices futuros, pressionadas por balanços corporativos - e também pelo fato de ser o último dia para assumir posições antes do vencimento de opções, na terça-feira. Isso deve influenciar também os papéis da Petrobrás e da Vale.

Às 10h40, o Ibovespa subia 0,04%, aos 51.222,24 pontos. As ações da Petrobrás estavam divergentes: -0,25% (PN) e +0,46% (ON). As ações da Vale subiam +0,18% (PNA) e +0,64% (ON).

Há expectativa também com a divulgação da pesquisa eleitoral do Ibope. Ontem, o Vox Populi mostrou que mesmo tendo recuado um ponto porcentual, de 41% para 40% das intenções de voto, a presidente Dilma Rousseff ainda conseguiria se reeleger no primeiro turno.

Os investidores seguem também preocupados com a situação entre Ucrânia e Rússia. Hoje, a União Europeia alertou o presidente russo, Vladimir Putin, a não colocar em riscos o papel do país como um fornecedor de gás para a zona do euro. Neste momento, líderes da UE, Estados Unidos e Rússia estão reunidos em Genebra para tratar do assunto.

Em Wall Street, os índices futuros subiam antes da abertura das bolsas, beneficiados pelo resultado melhor que o esperado dos pedidos de auxílio-desemprego na semana passada nos Estados Unidos, que subiram para 304 mil, quando a previsão era de alta para 315 mil, e também por balanços corporativos que superaram as expectativas, como o do Morgan Staley e do Goldman Sachs. Entretanto, as bolsas abriram em leve queda, pressionadas por ações de empresas de tecnologia, como o Google e IBM. Às 10h34, o Dow Jones caía 0,13%, o S&P 500 estava em -0,18% e o Nasdaq estava em -0,33.

Tudo o que sabemos sobre:
bolsaPetrobrás

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.