Juro futuro abre ‘de lado’ em véspera da ata do Copom

Expectativa em relação à ata do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que sai nesta 5ª feira, limita os movimentos

Renata Pedini, da Agência Estado,

16 de outubro de 2013 | 10h05

Os juros futuros iniciaram esta quarta-feira,16, próximos dos ajustes de ontem, oscilando entre ligeiras altas e baixas. O resultado abaixo do esperado do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) em agosto, ante julho, e a desvalorização do dólar favoreceriam uma leve queda. Por outro lado, os juros dos Treasuries, que já recuaram, agora avançam, oferecendo sustentação às taxas domésticas. A expectativa em relação à ata do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que sai nesta 5ª feira, 17, limita os movimentos.

Às 9h58, o contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) com vencimento em janeiro de 2015 tinha taxa de 10,37%, ante 10,36% no ajuste de ontem. O DI para janeiro de 2017 indicava 11,29%, ante 11,28% no ajuste anterior.

O IBC-Br subiu 0,08% em agosto em relação ao mês anterior, revertendo parte da queda, de 0,34%, de julho ante junho (dado revisado), na série com ajuste sazonal. A alta do indicador ficou bem abaixo da mediana das projeções dos analistas do mercado financeiro ouvidos pelo AE Projeções (+0,20%) e dentro do intervalo das estimativas (-0,40% a +0,60%).

Mais cedo, saiu o IGP-10, que subiu 1,11% neste mês, após alta de 1,05% no anterior, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O resultado ficou ligeiramente acima da mediana das estimativas (1,10%) encontrada com base no intervalo que ia de 0,90% a 1,34%, de acordo com levantamento AE Projeções. O IPC-10 acelerou a alta para 0,33% em outubro, de 0,22% em setembro. A FGV informou ainda que o Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) subiu 0,45% na segunda quadrissemana deste mês.

Nos EUA, o líder da maioria no Senado dos EUA, Harry Reid, e o líder da minoria na Casa, Mitch McConnell, podem chegar hoje a um acordo fiscal, elevando o limite de endividamento e encerrando a paralisação parcial do governo federal. O destaque da agenda é a divulgação do Livro Bege.

Tudo o que sabemos sobre:
juros

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.