Juros futuros recuam com dados da economia nacional

Comportamento negativo da curva foi influenciado também por movimento da moeda norte-americana 

Clarissa Mangueira, da Agência Estado,

14 de novembro de 2013 | 17h04

Os contratos futuros dos juros terminaram a sessão desta quinta-feira, 14, véspera de feriado, em queda. Esse movimento foi determinado já no início da manhã pelos dados abaixo do esperado do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br). As declarações "dovish" de Janet Yellen em audiência no Senado dos EUA também ajudaram a conter os juros, após conduzirem para baixo o yield dos Treasuries e o dólar ante o real.

No fim do dia, o contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) com vencimento em abril de 2014 tinha taxa de 10,09%, ante 10,11% no ajuste de quarta-feira, 13. O DI para janeiro de 2015 apontava 10,84%, na máxima, de 10,86% no ajuste da véspera. No trecho mais longo da curva a termo, o DI para janeiro de 2017 indicava 11,90%, ante 11,97% de quarta-feira, 13, e o DI para janeiro de 2021 tinha taxa de 12,30%, ante 12,38% na véspera.

O IBC-Br registrou taxa de -0,01% em setembro, em bases mensais, ante alta de 0,09% em agosto, na série com ajuste sazonal. O resultado ficou abaixo da mediana das estimativas de aumento de 0,20%. Em bases anuais, o avanço de 3,33% também ficou abaixo da mediana (+3,65%). Os números ajudaram a reforçar as projeções de Produto Interno Bruto (PIB) ligeiramente negativo no terceiro trimestre deste ano.

O recuo nos juros futuros ocorreram em linha também com o movimento dos yields dos Treasuries, que abriram a sessão em queda e reforçaram as perdas à medida que iam sendo divulgados dados ruins da economia americana e detalhes da fala de Yellen no Senado. Como era esperado pelo mercado, após o texto de seu discurso ter vazado na quarta-feira, 14, ela confirmou sua posição favorável a políticas monetárias relaxadas.

Tudo o que sabemos sobre:
Taxa de juros

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.