
18 de agosto de 2010 | 06h34
A Bolsa de Tóquio fechou em alta, com uma modesta desvalorização do iene e a subida de ações ligadas a matérias-primas, como Inpex e JX Holdings, ajudando os índices acionários a interromper uma sequência de dois dias de perdas. O índice Nikkei 225 avançou 78,86 pontos, ou 0,9%, e fechou aos 9.240,54 pontos. Foi apenas a segunda elevação do índice nas últimas nove sessões.
As ações subiram desde a abertura, ajudadas pelos ganhos de ontem nas bolsas dos EUA e por uma ligeira queda na cotação da moeda japonesa, o que ajudou as empresas exportadoras. O enfraquecimento do dólar, porém, ainda é visto por muitos como insuficiente, uma vez que a divisa permanece abaixo dos 86 ienes.
"Os investidores estão de lado, ante a falta de pistas de negociação até a próxima semana", disse Tsuyoshi Kawata, estrategista da Nikko Cordial Securities, citando as notícias veiculadas pela mídia segundo as quais o primeiro-ministro Naoto Kan e o presidente do Banco do Japão (BOJ, banco central), Masaaki Shirakawa, vão se reunir na semana que vem para discutir a recente alta do iene. As informações são da Dow Jones.
Encontrou algum erro? Entre em contato