Mercado está mais otimista sobre Ibovespa

Entre 25 participantes, 64,00% acreditam em alta; 20,00% veem estabilidade; e 16,00%, queda

Broadcast

12 de maio de 2018 | 04h00

Cresceu a percepção positiva do mercado financeiro sobre o desempenho do Ibovespa na próxima semana. Como mostra o Termômetro Broadcast Bolsa, entre 25 participantes, 64,00% acreditam em alta; 20,00% veem estabilidade; e 16,00%, queda. Na edição anterior, para 59,26% dos que responderam o questionário a expectativa era de ganho; 11,11% viam estabilidade; e 29,63%, baixa. A Bolsa acumulou valorização de 2,53% esta semana.

A pesquisa tem por objetivo captar o sentimento de operadores, analistas e gestores para o comportamento do Ibovespa na semana seguinte. 

Entre 14 e 18 de maio, o destaque da agenda nacional é a decisão de política monetária do Banco Central na quarta-feira, que deve reduzir a taxa básica de juros, a Selic, em 0,25 ponto porcentual, para 6,25%, um novo piso histórico. "Acreditamos que as condições correntes da atividade e inflação continuam prescrevendo novo corte da taxa básica de juros, ainda que o balanço de riscos para a inflação tenha piorado nas últimas semanas com a desvalorização cambial", afirma o Bradesco. Outros indicadores programados para os próximos dias são dados do setor de serviços, Pnad Contínua e o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br). 

As atenções estarão ainda voltadas à divulgação da pesquisa CNT/MDA sobre as intenções de voto para a Presidência.

Na quarta-feira, os negócios com ações podem também ser influenciados pelo exercício de opções sobre Ibovespa. E a temporada de divulgação de balanços entra em sua reta final, com Bradespar, JBS, Marfrig, Eletrobras, Oi, entre outros.

Ainda na semana que vem, é grande a expectativa pelo fechamento de um acordo entre a União e a Petrobras, com relação à cessão onerosa. O presidente da companhia, Pedro Parente, se disse otimista sobre um acerto entre as partes até dia 17 de maio.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.