Mercado norte-americano fecha em direções divergentes

O mercado norte-americano de ações fechou com os principais índices em direções divergentes, o Dow Jones e o S&P-500 em alta e o Nasdaq em baixa. O S&P-500 fechou em nível recorde pela quarta vez nas últimas seis sessões, e pela 50ª vez nos últimos 12 meses.

Agencia Estado

06 de março de 2014 | 20h48

O mercado reagiu positivamente ao indicador de pedidos de auxílio desemprego feitos na semana passada. Segundo o departamento do Trabalho, o número de pedidos de auxílio-desemprego feitos na semana passada ficou em 323 mil, 26 mil abaixo da semana anterior.

Os dados reforçaram o otimismo sobre os indicadores do nível de emprego em fevereiro, que saem nesta sexta-feira, 7. "Um número de postos de trabalho abaixo do consenso poderá ser descartado alegremente como relacionado ao mau tempo. Até termos confirmação da recuperação econômica, o mercado poderá ficar volátil, mas o viés no momento é de alta", disse o estrategista Joseph Quinlan, do US Trust.

Para Paul Simon, do Tactical Allocation Group, "há furos nesses argumentos. Eu não descartaria o grande número de indicadores fracos que foram divulgados". Ele observou que alguns desses dados foram divulgados antes da intensificação do inverno nos EUA e disse que prefere as ações do Japão e da Europa às dos EUA, já que as autoridades monetárias daquelas regiões estão posicionadas para relaxar suas políticas ainda mais, enquanto o Fed está reduzindo seu programa de estímulo à economia.

Outro indicador divulgado pela manhã saiu fraco: as encomendas à indústria caíram 0,7% em janeiro, quando a expectativa era um recuo de 0,3%.

Entre os destaques da sessão estavam as ações da rede de lojas de materiais para escritório Staples, que caíram 15,30%, em reação a seu informe de resultados. Também divulgaram balanços a Costco Wholesale (-2,76%) e a rede de supermercados Kroger (-0,71%).

Traders atribuíram a baixa do Nasdaq à queda de ações do setor de biotecnologia que haviam subido muito recentemente, como Gilead Sciences (-3,56%) e Vertex Pharmaceuticals (-3,64%).

O índice Dow Jones fechou em alta de 61,71 pontos (0,38%), em 16.421,89 pontos. O Nasdaq fechou em baixa de 5,84 pontos (0,13%), em 4.352,13 pontos. O S&P-500 subiu 3,22 pontos (0,17%), para fechar em 1.877,03 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
bolsas de valores

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.