Moody's reduz perspectiva do rating do Japão

Mercados não mostraram nenhuma reação imediata à medida e o valor dos títulos do governo japonês pouco se alterou

Hélio Barboza, da Agência Estado,

22 de fevereiro de 2011 | 08h18

A agência de classificação de risco Moody's Investors Service mudou nesta terça-feira a perspectiva de rating dos títulos Aa2 da dívida do Japão de estável para negativa, citando as dificuldades enfrentadas pelo governo e o enfraquecimento das perspectivas para conter a expansão da dívida.

 

A medida vem na esteira do rebaixamento do rating da dívida do Japão pela Standard & Poor's, de AA para AA-, por razões semelhantes. "A ação de rating foi provocada pela intensa preocupação de que as políticas fiscal e econômica não se mostrem fortes o suficiente par atingir a meta do governo de redução do déficit e conter o inexorável aumento da dívida", disse a Moody's num comunicado.

 

A ação da Moody's não é um rebaixamento, mas uma mudança na perspectiva é frequentemente o primeiro passo para isso. A movimentação aumenta ainda mais a pressão sobre o governo do primeiro-ministro Naoto Kan, que enfrenta dificuldades cada vez maiores para aprovar o orçamento do ano fiscal que começa em 1º de abril.

 

Os mercados não mostraram nenhuma reação imediata à medida e o valor dos títulos do governo japonês pouco se alterou. A Moody's afirmou que os problemas fiscais não devem causar uma crise no mercado de bônus do governo japonês no curto e médio prazos, mas disse que tais pressões aumentarão no longo prazo. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
JapãoratingMoody'sNaoto Kan

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.