Nikkei fecha em queda com PIB japonês fraco

 O índice caiu 95,76 pontos, ou 0,7%, ante uma leve alta na sexta-feira

AE, Agencia Estado

12 de agosto de 2013 | 04h44

As ações na Bolsa de Tóquio fecharam em queda nesta segunda-feira, influenciadas por resultados piores do que o esperado do Produto Interno Bruto do Japão. O índice Nikkei caiu 95,76 pontos, ou 0,7%, para 13.519,43 pontos, ante uma leve alta na sexta-feira.

O índice já fechou em queda em três das últimas quatro sessões, totalizando uma perda de 6,1%.

Os níveis de participação foram os mais baixos até agora em 2013, principalmente devido à temporada anual de férias Obon. O volume de operações totalizou apenas 1,77 bilhão de ações sob o valor de 1,6 trilhão de ienes. Ambos os números estão bem abaixo até mesmo dos recentemente níveis.

Os fracos dados do Produto Interno Bruto do segundo trimestre do Japão, divulgados minutos antes da abertura do mercado, foram o principal culpado pela onda de vendas. Eles mostraram que o crescimento do PIB foi de apenas 2,6% no ano, contra a previsão de expansão de 3,6%.

O resultado inicialmente pressionou o dólar - que já estava instável depois da queda de sexta-feira em Wall Street - para menos de 96 ienes. No entanto, mais tarde, a moeda norte-americana mostrou uma certa recuperação. Por volta do horário de fechamento de Tóquio, o dólar era negociado a 96,49 ienes.

Ações com grande peso sobre o índice como as do SoftBank e da Fast Retailing tiveram fracas performances. Os papéis das empresas caíram 4,0% e 1,1%, respectivamente. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
japãobolsa

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.