Nikkei fecha no nível mais alto em 8 semanas

 Índice Nikkei subiu 193,69 pontos, ou 1,4%, e fechou aos 14.505,36 pontos

18 de setembro de 2013 | 05h29

As ações na Bolsa de Tóquio fecharam em alta nesta quarta-feira e atingiram o nível mais alto em oito semanas, com apostas dos investidores em um resultado positivo para o mercado da reunião de política monetária do Federal Reserve.

O Banco Central dos EUA deve apresentar o resultado nesta quarta-feira e, em seguida, o presidente da instituição, Ben Bernanke, deve participar de uma coletiva de imprensa.

O índice Nikkei subiu 193,69 pontos, ou 1,4%, e fechou aos 14.505,36 pontos, após a queda de 0,6% na sessão anterior. O volume total de operações foi robusto, com quase 3,1 bilhões de ações, superando a marca de 3 bilhões de ações pela terceira sessão seguida.

No entanto, o valor de todas as negociações ficou em pouco mais de 2,0 trilhões de ienes, ilustrando o contínuo domínio de investidores individuais, visto que muitas grandes instituições estrangeiras continuaram a ficar longe do mercado.

Segundo o conselheiro de mercado Kenichi Hirano, da Tachibana Securities, as ações em Tóquio foram impulsionadas pela resistência tanto dos papéis em Wall Street na terça-feira quanto do dólar. Hirano apontou que os agentes do mercado já aceitaram a divulgação nesta quarta-feira de, pelo menos, uma modesta redução no programa de estímulo do Federal Reserve.

"Mas, amanhã, muito dependerá de como os mercados dos EUA reagem à decisão do banco central - assim como a sua justificativa para o seu curso de ação", disse ele.

Enquanto isso, o dólar operou em um intervalo limitado na sessão, terminando o pregão praticamente estável em cerca de 99,20 ienes.

Ações com grande peso no índice Nikkei superaram o mercado, com a Fast Retailing subindo 3,3% e a Fanuc ganhando 2,4%. Exportadores também fecharam em alta. A Tokyo Electron subiu 5,3% e a Denso ganhou 1,8%.

Ações de empresas relacionadas aos Jogos Olímpicos continuam a ser um dos principais focos de atenção dos investidores depois que Tóquio conquistou o direito de sediar os jogos de 2020. A Sumitomo Mitsui Construction e a Tekken Corp ficaram entre as ações de maior volume de negociações. A dupla sucumbiu à realização de lucros, no entanto, e perdeu 2,5% e 11%, respectivamente.

Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
japãobolsa

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.