Nikkei tem o maior ganho dos últimos 10 dias

Índice subiu 295,38 pontos, ou 2,2%, para 13.660,55 pontos, após a queda de 0,4% na sessão anterior

23 de agosto de 2013 | 04h41

As ações na Bolsa de Tóquio fecharam em alta nesta sexta-feira, registrando o ganho mais acentuado em dez dias. Um dólar mais forte, resultados positivos em Wall Street e uma recuperação nos mercados emergentes ajudaram a impulsionar papéis de exportadores.

O índice Nikkei subiu 295,38 pontos, ou 2,2%, para 13.660,55 pontos, após a queda de 0,4% na sessão anterior. O resultado desta sexta-feira marcou o ganho porcentual mais forte desde 13 de agosto, quando o Nikkei avançou 2,6%.

Apesar de uma semana volátil, o Nikkei conseguiu registrar um ganho modesto de pouco mais de 10 pontos no período em questão.

O volume de negócios foi o mais pesado em mais de duas semanas, mas ainda não pode ser considerado robusto, totalizando 2,25 bilhões de ações. O valor total de todas as operações também permaneceu anêmico, em menos de 1,9 trilhão de ienes.

O desempenho positivo de Wall Street na quinta-feira - depois de seis quedas consecutivas no índice Dow Jones - e um dólar em forte alta ajudaram a impulsionar o mercado desde o início. O dólar subiu acima da marca de 99 ienes durante a sessão, registrando 99,08 ienes por volta do horário de fechamento da Bolsa de Tóquio.

A recuperação em certas bolsas de mercados emergentes da Ásia, incluindo Indonésia, Índia e Coreia do Sul, também ajudou a restaurar a confiança dos investidores, apesar da fraqueza em Xangai e Hong Kong.

"O dólar está finalmente se normalizando, por assim dizer, após as recentes altas nos juros dos Treasuries dos Estados Unidos, o que teve um efeito reflexivo normal nas ações", disse o analista de mercado Kenichi Hirano, da Tachibana Securities.

Ele acrescentou, no entanto, que a fuga de capitais desencadeada pela recente aversão ao risco de mercados em desenvolvimento, como Índia e Indonésia, não está se traduzindo em um fluxo de entrada em ações do Japão, como poderia, logicamente, ser o esperado.

Ações com grande peso no índice avançaram acentuadamente, com a Fast Retailing e o SoftBank terminando em alta de 2,4% e 1,8%, respectivamente. Montadoras lideraram os exportadores. a Toyota Motor ganhou 2,8% e a Honda Motor subiu 2,5%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
japãobolsa

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.