Nova prévia do Ibovespa confirma inclusão da MMX e exclusão da Dasa

Carteira teórica é válida para o período de maio a agosto de 2014; ações preferenciais do Itaú Unibanco têm o maior peso dentro do índice

Beth Moreira, da Agência Estado,

16 de abril de 2014 | 09h29

A segunda prévia da carteira teórica do Ibovespa, divulgada nesta quarta-feira, 16, válida para o período de maio a agosto de 2014, confirma a inclusão das ações ordinárias da MMX, com peso de 0,021%%, além da exclusão das ações ordinárias da Dasa. Diferentemente da primeira prévia do Ibovespa, as ações da Prumo (ex-LLX) foram mantidas, com peso de 0,108%.

As ações preferenciais do Itaú Unibanco aparecem como as de maior peso no Ibovespa, com participação de 9,524%, seguida por Bradesco PN, com 7,593%, ambas na frente das preferenciais da Petrobras, que tem peso de 7,126%. Depois vem Vale PNA na quarta colocação entre as ações de maior peso na carteira, com 6,036%, seguida por Ambev ON, com 5,610%, e Petrobras ON, com 4,630%. Vale ON, por sua vez, tem peso de 4,504%.

Nessa segunda prévia, assim como na primeira, já valem integralmente as novas regras da Bolsa. As mudanças de metodologia, anunciadas pela BM&FBovespa em novembro, foram implantadas escalonadas em duas etapas. A carteira de janeiro a abril de 2014, por exemplo, foi obtida a partir da média das ponderações definidas com base na metodologia anterior e na nova. Apenas a partir de maio de 2014, a ponderação do Ibovespa será realizada exclusivamente com base na nova metodologia.

As principais alterações na metodologia são: forma de ponderação, que passará a ser realizada pelo free float com cap de liquidez (IN) de 2 vezes; e cálculo de índice de negociabilidade (IN), que passará a considerar 1/3 da participação no número de negócios e 2/3 da participação de volume financeiro. Também haverá mudanças nos critérios de inclusão e exclusão da carteira, bem como nos critérios de inclusão e permanência na carteira em caso de suspensão da negociação do ativo. A nova metodologia contará também com a introdução de limite de participação por empresa.

A terceira prévia do Ibovespa deverá ser divulgada no dia 2 de maio e a nova carteira passará a valer efetivamente no dia 5 de maio.

Tudo o que sabemos sobre:
Ibovespa2ª prévia

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.