Novo corte de juros pode acontecer na Austrália

O Banco da Reserva da Austrália (RBA, na sigla em inglês) publicou há pouco a ata da última reunião de política monetária do banco central do país, que indiciou que a possibilidade de um novo corte da taxa básica de juros está aberta. O BC australiano afirmou que não tem intenção iminente de uma nova redução da política monetária.

AE, Agencia Estado

20 de agosto de 2013 | 03h05

De acordo com ata da reunião realizada em 6 de agosto, o RBA continuará avaliando os dados econômicos para definir a taxa de juros adequada.

Em 6 de agosto, o RBA reduziu a taxa de juros em 0,25 ponto porcentual, para 2,50%, atingindo uma nova mínima histórica. Segundo a ata, a decisão reflete um crescimento econômico menos expressivo e a baixa inflação. Esta foi a oitava redução na taxa básica de juros desde novembro de 2011.

"Após a última redução da taxa de juros, os membros concordaram que o banco não deveria fechar a possibilidade de reduzir ainda mais a taxa, nem sinalizar uma intenção iminente de realizar um novo corte".

Além disso, os membros do RBA consideraram que mesmo atingindo a mínima dos último três anos, o dólar australiano permanece em níveis historicamente elevados e foi um dos alicerce3s que sustentou o corte da taxa de juros em agosto.

"É possível que a taxa de câmbio diminua ainda mais ao longo do tempo, o que ajudaria a reequilibrar o crescimento da economia", revela a ata. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
austráliabc

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.