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Número de recalls de carros já é 52% maior que o de 2014

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A General Motors do Brasil anunciou ontem o recall de 71.578 unidades da picape S10, por risco de incêndio. Com essa campanha, a 14.ª no ano, sobe para 108.493 o total de veículos envolvidos em convocações para corrigir defeitos de fabricação neste ano. O número já supera em 52% o total de modelos que passaram por recall no mesmo período do ano passado.De janeiro até o dia 6 de março de 2014 foram realizadas 13 campanhas de recall que, coincidentemente, envolveram 71.308 veículos, número muito próximo ao dessa última campanha da GM.O ano de 2014 foi marcado por um recorde de convocações, que somaram 1,516 milhão de unidades em 95 campanhas realizadas por montadoras e importadores.O número de veículos envolvidos foi 124% maior que o de 2013, ano em que ocorreram 73 campanhas, segundo dados do Procon São Paulo. A GM, sozinha, foi responsável por 46% dos veículos convocados no ano passado - 704,5 mil unidades tiveram de ser levadas às concessionárias para consertos, chamamentos feitos em 17 campanhas. Neste ano, até agora, a marca fez duas convocações.O recall da S10 envolve apenas os modelos com motor flex ano 2012, 2013, 2014 e 2015, fabricados. Segundo a GM, é preciso providenciar a colocação de uma presilha na mangueira de retorno de combustível e eventual substituição da tubulação.De acordo com a empresa, foi detectada a possibilidade de atrito da mangueira de retorno de combustível com a estrutura inferior da carroceria do veículo, ocasionado pela mudança da rota original da tubulação após a realização da troca do filtro de combustível.Esse atrito, de acordo com a fabricante, pode danificar a mangueira de retorno e ocasionar vazamento de combustível na região inferior do veículo. Há riscos de o vazamento de combustível, em contato com chama externa ou com o escapamento aquecido do veículo, "causar um princípio de incêndio, com risco de lesões físicas aos ocupantes e a terceiros", informa nota da GM.Neste ano, além da General Motors, já anunciaram recall a Volkswagen e Chrysler (três campanhas cada), a Mercedes-Benz (duas campanhas) e Jaguar Land Rover, Ford, Honda e Lifan (uma campanha cada). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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