NY cai com incerteza sobre o que o Fed vai fazer

Às 14h38 (de Brasília), o índice Dow Jones caía 0,23%; o Nasdaq recuava 0,85%; e o S&P-500 perdia 0,46%

Renato Martins, da Agência Estado,

22 de setembro de 2010 | 14h47

O mercado norte-americano de ações opera em queda. Em meio ao debate sobre se o Federal Reserve (Fed, banco central americano) vai ou não passar a comprar títulos do Tesouro para estimular a economia e prevenir a ocorrência de deflação, os investidores estão buscando ativos considerados mais seguros do que as ações, como o ouro e os títulos do Tesouro. As ações do setor de tecnologia, entre as que mais haviam subido recentemente, estão em queda devido à realização de lucros.

Os investidores estão divididos sobre se o Fed vai agir ou não. "Acho que eles estão só tentando aplacar o problema da economia sem fazer nada, só com declarações, O nível de pessimismo está muito alto, tanto no fronte das empresas como no dos investidores", disse Larry Smith, da Third Wave Global Investors.

Para Ted Harper, do Frost Dividend Value Equity Fund, o comunicado divulgado pelo Fed ontem foi positivo, ao dizer que há um limite para que o desempenho fraco da economia continue, a partir do qual as autoridades voltariam a intervir. "Basicamente, o Fed colocou um patamar implícito para o mercado, pelo menos no curto prazo, e nós estamos realocando capital para uma posição mais cíclica em relação a onde estávamos antes. A economia continua em modo de recuperação. Ela não está avançando para um ritmo no qual as pessoas se sentiriam mais confortáveis ao fazer apostas mais construtivas no mercado", disse Harper.

Entre as ações de tecnologia, as da Adobe Systems caíam 20,07% há pouco, em reação ao informe de resultados da empresa, divulgado ontem depois do fechamento; as da Microsoft recuavam 2,86% e as da Hewlett-Packard perdiam 1,30%; as da Research in Motion subiam 0,81%, depois de o Wall Street Journal dizer que a empresa, que produz o Blackberry, deverá lançar em breve um produto novo para concorrer com o iPad da Apple.

O destaque positivo entre as componentes do índice Dow Jones é Alcoa, com alta de 4,03% há pouco, depois de a canadense Potash bloquear uma oferta de aquisição feita pela anglo-canadense BHP Billiton. As ações dos bancos estão em queda (Bank of America -1,47%, JPMorgan Chase -1,65% há pouco).

Às 14h38 (de Brasília), o índice Dow Jones caía 25 pontos (0,23%), para 10.735 pontos; o Nasdaq recuava 19 pontos (0,85%), para 2.329 pontos; e o S&P-500 perdiam 5 pontos (0,46%), para 1.134 pontos. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
bolsasDow JonesNasdaqFed

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.