Ouro sobe em semana repleta de dados dos EUA

Os contratos futuros de ouro negociados na Comex, a divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), fecharam em leve alta nesta segunda-feira, 21, marcando o terceiro ganho em quatro sessões, com traders focando uma semana repleta de dados que haviam sido adiados por causa da paralisação parcial do governo dos Estados Unidos.

AE, Agencia Estado

21 de outubro de 2013 | 16h29

O contrato de ouro mais negociado, com entrega para dezembro, ganhou US$ 1,20 (0,1%), fechando a US$ 1.315,80 a onça-troy. O preço havia caído 0,6% na sexta-feira, 18, mas fechou a semana passada com alta de 3,7%. Os contratos futuros do ouro mantiveram os ganhos nesta segunda-feira, tendo em vista que alguns participantes do mercado aguardam o relatório de emprego de setembro, que deve sair nesta terça-feira, 22, depois de ter sido adiado por causa da paralisação nos EUA. Ainda que muitos traders de ouro considerem o relatório do mercado de trabalho como algo que pode indicar futuras mudanças na política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central do país), alguns apontam que o impacto econômico da paralisação tem ofuscado essa leitura.

Muitas mudanças dramáticas foram observadas "desde que os dados foram coletados, o que faz com que eles não sejam tão relevantes", disse o diretor de Negociação de Metais Dave Meger, da Vision Financial Markets. Traders de ouro têm observado de perto os dados de emprego dos EUA nos últimos meses, depois que o Fed sinalizou que um fortalecimento do mercado de trabalho é um fator crucial na redução dos esforços de estímulo do BC norte-americano.

Investidores temem que o ouro deve encontrar dificuldades na ausência do dinheiro fácil, uma vez que agentes do mercado deixariam de manter um ativo de baixo rendimento como o metal para buscar maiores ganhos em ações ou mercados de dívida. No entanto, agora alguns traders esperam que o Fed mantenha inalterada a política para compensar o dano econômico da paralisação da administração, o que apoia o metal precioso. O Comitê Federal de Mercado Aberto do Fed (Fomc, na sigla em inglês) deve se reunir nos dias 29 e 30. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
Mercado de ouro

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.