Paranapanema dispara após anúncios de que Vale fará OPA

Há pouco, Paranapanema ON subia 7,24% e figurava entre as maiores altas do mercado

Beth Moreira, da Agência Estado,

29 de julho de 2010 | 10h50

As ações da Paranapanema dispararam após o anúncio feito pela Vale de que fará uma oferta pública voluntária de ações (OPA) para a aquisição de até 100% das ações ordinárias de emissão da Paranapanema (Paranapanema). Há pouco, Paranapanema ON subia 7,24% e figurava entre as maiores altas do mercado. No mesmo momento, o Ibovespa registrava avanço de 0,58%.

 

Segundo a Vale, a OPA será destinada a todos os acionistas da Paranapanema. O preço por ação ordinária a ser pago é de R$ 6,30, correspondendo a um prêmio de 22,4% sobre a média ponderada pelo volume dos preços de fechamento dos pregões dos últimos 90 dias.

 

Um dos objetivos estratégicos da mineradora é se transformar a médio prazo num dos principais produtores de cobre do mundo. A Paranapanema é líder na produção de cobre refinado no Brasil. Seus ativos consistem de uma refinaria de cobre e três unidades para a produção de produtos downstream de cobre. Possui também 99,09% de participação no capital da Cibrafértil, que opera uma unidade de fertilizantes fosfatados.

 

Vale PNA, por sua vez, avança 0,87% e ON sobe 0,51%. Investidores aguardam para hoje o balanço financeiro do segundo trimestre de 2010 da empresa. A previsão média de analistas consultados pela Agência Estado é de que a companhia reporte um lucro líquido de US$ 3,827 bilhões, o que representa um aumento de 384% em relação ao mesmo período do ano passado.

Tudo o que sabemos sobre:
BolsaIbovespaValeParanapanema

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.