PIB revisado do Japão no 2º tri cresce 3,8%

O produto interno bruto (PIB) do Japão expandiu-se num ritmo mais rápido do que o inicialmente calculado no trimestre entre abril e junho, dando mais espaço para que o governo promova o aumento do imposto sobre vendas em outubro.

AE, Agencia Estado

09 de setembro de 2013 | 04h26

O PIB foi apontado pelo primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, como um dos principais fatores para determinar a aprovação do aumento dos impostos.

Uma revisão do PIB japonês divulgada há pouco revelou que a economia do país cresceu 3,8% no segundo trimestre de 2013 em relação ao segundo trimestre do ano passado. A leitura original do PIB dava conta de uma expansão econômica de 2,6% em base anualizada. O acréscimo é superior ao verificado nos Estados Unidos e na zona do euro no mesmo período, que cresceram 2,5% e 1,1%, respectivamente.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2013, a economia japonesa cresceu 0,9% entre abril e junho, de +0,6% na leitura original.

O governo também revisou para cima a sua leitura de crescimento no primeiro trimestre do ano, para 4,1%, de 3,8%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
japãopib

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.