Pregão de NY abrirá na expectativa com balanço da Apple

As bolsas norte-americanas devem iniciar a segunda-feira, 28, sem direção única, sinalizam os índices futuros. Depois do número melhor que o esperado da produção industrial, a expectativa do dia é para o balanço da Apple e também para a reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), que começa amanhã. Às 11h20 (de Brasília), o Dow Jones futuro perdia 0,06%, o Nasdaq subia 0,09% e o S&P 500 tinha baixa de 0,03%.

ALTAMIRO SILVA JÚNIOR, CORRESPONDENTE, Agencia Estado

28 de outubro de 2013 | 11h30

A reunião do Comitê Federal de Política Monetária (Fomc, na sigla em inglês) é o evento mais importante da semana, que terá ainda estatísticas de setembro da inflação ao consumidor e vendas no varejo. Embora Wall Street não espere mudanças, os economistas destacam que será importante ver o comunicado distribuído logo após o término do encontro, em busca de pistas sobre os impactos da crise fiscal na economia e como isso deve influenciar o rumo da política monetária. O comunicado será divulgado na quarta-feira, às 16h (de Brasília).

Entre os indicadores de hoje, a produção industrial cresceu 0,6% em setembro ante agosto. Os economistas esperavam expansão de 0,4%. Mas, apesar da expectativa pelo número de setembro, para ver como o setor manufatureiro vem se comportando na recuperação da economia, o economista da gestora Standard Life Investments, Jeremy Lawson, diz que o interesse maior de Wall Street é para as estatísticas de outubro, na busca de pistas sobre os possíveis estragos causados pela crise fiscal no setor industrial.

Na última quinta-feira, 24, foi dado um primeiro indício de como se comportou o setor. O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial dos EUA caiu em outubro para o menor níveis 12 meses, mas ainda segue acima de 50. Pela metodologia, números abaixo desse patamar indicam contração da atividade industrial.

"Vamos precisar de mais dados para ver como as empresas responderam ao contínuo aumento da incerteza e se empresários reduziram as contratações e mudaram planos de investimento. O impacto indireto da paralisação e das discussões no Congresso na indústria é um pouco mais difícil de ser medido", destaca Lawson em um e-mail a investidores. Ainda entre os indicadores, o Federal Reserve de Dalas divulga, às 12h30 (de Brasília), outro número que vai ajudar a entender como anda o setor industrial em outubro - o índice de atividade das empresas.

No noticiário corporativo, a expectativa do dia é para o balanço trimestral da Apple, que será anunciado após o fechamento do pregão. A aposta dos analistas de tecnologia é de que a empresa tenha queda no lucro, apresentando ganho de US$ 7,92 por ação em seu quarto trimestre fiscal, uma redução de 8,7% ante o mesmo período do ano passado, segundo consenso publicado no jornal Barron''s. Para a corretora e banco de investimento Pacific West, as vendas de iPhone e iPad devem ficar estáveis no mesmo período de comparação. No pré-mercado, o papel subia 0,52%.

Tudo o que sabemos sobre:
bolsas de valoresNYApple

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.