28 de outubro de 2010 | 09h47
O presidente do Banco do Japão (BoJ), Masaaki Shirakawa, disse que o banco central pode estudar uma expansão do programa de compra de ativos de 5 trilhões de ienes se as condições econômicas se deteriorarem.
"O BoJ irá examinar os efeitos colaterais (da medida) e se considerarmos que os resultados são grandes e se a situação econômica mudar significativamente, o banco poderá expandir o fundo", afirmou em entrevista.
O programa foi anunciado na reunião de política monetária anterior à realizada nesta quinta-feira, junto com o corte da taxa de juro para a margem de 0,0% a 0,1%, para incentivar a economia.
Hoje, quando o BoJ antecipou sua próxima reunião para os dias seguintes ao fim do encontro do Fed, circularam especulações no mercado japonês de que o banco poderá tomar novas decisões, dependendo do resultado da reunião de política monetária do BC dos EUA. Espera-se que a autoridade monetária norte-americana anuncie novo programa de compra de ativos, injetando mais dinheiro da economia. Dependendo do tamanho do novo programa de liquidez dos EUA, o dólar pode cair mais e acentuar a apreciação do iene, a qual tem causado prejuízos ao grande setor exportador japonês. As informações são da Dow Jones.
Encontrou algum erro? Entre em contato