PUBLICIDADE

Principais mercados da Ásia fecham no negativo

Pregões foram determinados por baixa em Wall Street e recuo em ações de setores estratégicos 

Por Hélio Barboza , Ricardo Criez , Roberto Carlos dos Santos e da Agência Estado
Atualização:

As principais bolsas asiáticas iniciaram a semana em queda. A baixa em Wall Street e o recuo em ações de setores estratégicos, como petrolífero, imobiliário e bancário, determinaram a direção dos pregões.

PUBLICIDADE

A Bolsa de Tóquio fechou com um declínio moderado, mas com o índice Nikkei 225 no nível mais baixo do ano, depois que o primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, e o presidente do Banco do Japão (BOJ, banco central), Masaaki Shirakawa, mostraram poucos progressos no enfrentamento da fraqueza econômica, assunto sobre o qual tiveram uma reunião ansiosamente aguardada. O Nikkei 225 baixou 0,7% e fechou aos 9.116,69 pontos.

O declínio nas companhias energéticas levou a Bolsa de Hong Kong ao seu menor patamar em quatro semanas, renovando as preocupações sobre a recuperação da economia global. O índice Hang Seng caiu 92,81 pontos, ou 0,4%, e terminou aos 20.889,01 pontos, o pior fechamento desde 26 de julho.A Bolsa de Xangai, na China, teve ligeira baixa, liderada pelos papéis do setor imobiliário, após Pequim reiterar a necessidade de conter a especulação dos preços dos imóveis. Os bancos também mostraram fraqueza. O índice Xangai Composto caiu 0,1% e encerrou aos 2.639,37 pontos. Por outro lado, o índice Shenzhen Composto subiu 0,4% e terminou aos 1.121,65 pontos.O yuan se desvalorizou em relação ao dólar, após a taxa de paridade central dólar-yuan ser fixada num valor maior do que as expectativas. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,8003 yuans, acima do fechamento de sexta-feira, que foi de 6,7902 yuans. A taxa de paridade central dólar-yuan foi fixada em 6,7989 yuans, de 6,7884 yuans de sexta-feira.A Bolsa de Taipé, em Taiwan, encerrou o dia em alta moderada, influenciada pelas ações dos setores financeiro, imobiliário e de turismo. O índice Taiwan Weighted subiu 0,6% e fechou aos 7.975,93 pontos.Já a Bolsa de Seul, na Coreia do Sul fechou em baixa, incapaz de superar os resultados fracos dos mercados dos EUA na sexta-feira e com os investidores preocupados com a desaceleração do crescimento da economia global. O índice Kospi recuou 0,4% encerrou aos 1.767,71 pontos.Em meio à incerteza sobre o resultado das eleições de sábado para o parlamento australiano, o índice S&P/ASX 200 fechou praticamente estável, com recuo de apenas 0,04%, terminando aos 4.428,99 pontos.Nas Filipinas, o índice PSE da Bolsa de Manila teve alta de 0,6% e fechou aos 3.613,37 pontos.A Bolsa de Cingapura teve baixa em meio aos resultados diversos das bolsas regionais e com o mercado aguardando novas pistas dos EUA. No entanto, a abertura favorável dos mercados europeus amorteceu a queda na última hora de negociação. O índice Straits Times perdeu 0,4% e fechou aos 2.925,99 pontos.O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, avançou 0,4% e fechou aos 3.128,73 pontos, uma vez que os fundos estrangeiros continuam a comprar ações relacionadas a petróleo e automotivas na expectativa de fortes ganhos no terceiro trimestre.O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, subiu 0,1% e fechou aos 894,78 pontos depois da surpresa com o resultado do PIB do segundo trimestre, mas com realizações de lucros na tarde segurando os ganhos.O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, subiu 0,6% e fechou aos 1.403,15 pontos, sétima alta consecutiva, somando 10,2% de ganhos no ano até esta data; concorreram para a alta ganhos das empresas no segundo trimestre melhor que os esperados e a forte demanda pela moeda. As informações são da Dow Jones

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.