S&P eleva rating da Turquia para BB; perspectiva positiva

A Standard & Poor´s Ratings Services elevou os ratings da dívida soberana da Turquia de longo prazo em moeda estrangeira e local para BB e BB+, respectivamente. Segundo a agência, a Turquia reduziu seu encargo da dívida na última década, dando mais flexibilidade para sua política econômica.

Regina Cardeal, da Agência Estado,

19 de fevereiro de 2010 | 12h08

 

A perspectiva dos ratings é positiva, "refletindo a possibilidade de um upgrade nos próximos 12 a 24 meses", diz o comunicado da S&P. A agência acrescenta que o sistema bancário da Turquia é um dos mais fortes e menos alavancados do leste da Europa.

 

Os ratings da Turquia continuam sustentados pelo histórico de gestão fiscal e econômica saudável, diz a nota. "Uma vez que o orçamento do governo geral operou um superávit médio de 5% do PIB entre 2004 e 2008, a capacidade da Turquia de pelo menos equilibrar o orçamento primário parece muito sólida", afirma o analista Frank Gill. O principal risco ao rating, acrescenta Gill, é a grande necessidade de financiamento externo bruto da Turquia. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
S&PratingTurquia

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.