22 de março de 2010 | 08h28
O spread de risco medido pelo Emerging Markets Bond Index Global (Embig) do JPMorgan caiu em 3 pontos-base, para 269 pontos-base, sobre os Treasuries - que foram vendidos pesadamente diante dos temores de que o Federal Reserve possa elevar as taxas de juros antes do fim do ano.
Os bônus mais arriscados foram os maiores ganhadores do dia, com os spread de risco da Argentina e da Venezuela registrando as maiores quedas. Estes países são dois dos maiores grupos de rendimento de bônus no Embig e estão encontrando mais compradores.
Os investidores estão de olho principalmente na Argentina, uma vez que muitos observadores de mercado apostam que o país poderá chegar a uma acordo com detentores de dívidas em default em breve. Na quinta-feira, o país encaminhou documentos à Securities and Exchange Commission (SEC a CVM dos EUA) sobre seu plano de oferta de swap de US$ 15 bilhões em dívida. O movimento sinaliza que um acordo poderá acontecer em breve.
O afrouxamento da política monetária ao redor do mundo ajudou os ativos dos mercados emergentes consideravelmente no ano passado, e depois de uma série de bancos decidirem manter suas taxas de juros em níveis historicamente baixos no início da semana, com o banco central do México seguindo a tendência.
O BC mexicano manteve a taxa de juros em 4,5% pelo oitavo mês consecutivo, dizendo que as expectativas para a inflação permanecem estáveis, mesmo com a recuperação da economia provando ser mais vigorosa do que o esperado. "No México, a economia continua a se recuperar mais rapidamente do que o previsto", afirmou o banco central no seu comunicado.
Contudo, um aperto já começou na Ásia. Em um movimento inesperado, o banco central da Índia elevou suas taxas de juro de referência da economia em 0,25 ponto porcentual para ancorar as expectativas inflacionárias.
A Malásia também elevou as taxas de juros no início deste mês. Os observadores do mercado estão esperando, principalmente pela China - indiscutivelmente o motor de crescimento global -, que deve ter movimentos adicionais a fim de evitar o superaquecimento da economia. Os preços dos ativos foram afetados no começo deste ano, quando o país anunciou planos para elevar o nível do compulsório bancário. As informações são da Dow Jones.
Encontrou algum erro? Entre em contato